sábado, 8 de janeiro de 2011

Coréia do Norte em fotos.

     Apresento uma seleção de fotos dos lugares mais importantes da Coréia do Norte. Suas curiosidades e características que a tornam única em todo o planeta. Observe a imponência de seus monumentos misturado com um vazio que nos demonstra aparentar de um país fantasma.



    Estátua de bronze do grande líder Kim il-Sung erguido em 1972, justamente com o museu vizinho que é o prédio que fica bem átras. Construído em honra ao sexagésimo aniversário do presidente Kim. O grande monumento tem 20 metros de altura e fica em frente a um moisaico de 70 metros de comprimento do monte Paektu. Para qualquer visitante de Pyongyang, estrangeiro ou coreano, este é o primeiro destino após a chegada na cidade. Alguns trazem flores para por ao pé do monumento por uma questão de respeito.



   Vista panorâmica para a praça central de Pyongyang na margem ocidental do rio Taedong. No fundo a Torre Juche perto do centro administrativo. A praça Kim il-Sung é a principal praça da capital norte coreana. Ela foi nomeada pelo líder da Coréia do Norte. Inaugurada em agosto de 1954 a praça esta localizada na margem ocidental do rio Taedong. Ela serve de encontro comum para os comícios, bailes e desfiles militares e é frequentemente visto nas manchetes da imprensa internacional quando se trata sobre a Coréia do Norte.
   Ela é a 16° maior praça do mundo com uma capacidade de acomodar 100.000 pessoas (um município dentro dela). Existem cartazes de líderes comunistas famosos como Kim il-Sung, Karl Marx e Vladimir Lenin fixados nas fachadas dos prédios que a cercam. No centro com uma arquitetura típica coreana se encontra o grande palácio do povo, uma grande estrutura branca onde fica os líderes durante as cerimônias. Olhando de frente da praça para o rio Taedong. Uma avenida importante passa no meio da praça. Esta avenida é considerada uma das espinhas dorsais da capital.

































   O aeroporto internacional de Sunan é o principal aeroporto da Coréia do Norte. O espaço aéreo norte coreano vive interditado devido as décadas de isolamento da Comunidade Internacional. Entretanto ainda existem voos semanais de Pequim ou Moscou para Pyongyang, consequência de uma abertura entre  Rússia, China e Coréia do Norte. Logo na chegada percebe-se que o eterno líder Kim é unipresente visto que sua imagem permanece em todos os lugares. O aeroporto é praticamente vazio em comparação a outros aeroportos do mundo à fora. Não há passarela de embarque e desembarque e a entrada e saída é feita por ônibus que trafegam pelo asfalto.


































A companhia aérea nacional da Coréia do Norte. A  Air Koryo é a principal transportadora aérea do país tanto para carga quanto para passageiro. Koryo era um antigo samurai muito conhecido na cultura coreana.Toda a frota quem compõe a companhia são de aviões de segunda mão comprados pela fabricante russa Tupolev na época da Guerra Fria. Estes aviões foram reaparelhados e pintados tentando dar uma imagem de novo apesar das décadas de uso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário